COMO É POSSÍVEL TER LONGEVIDADE NO ESPORTE?



Pérola de Souza, 38 anos, dois filhos (um de 10 anos e outro de 15 anos), professora de yoga e yogaterapeuta, conta como é possível um atleta manter a performance mesmo com o passar dos anos. Pérola é bi-campeã Catarinense 2008/2010, Bi-campeã Paranaense 2007/2009, 5ª Colocada do Circuito Brasileiro 2009
e Tetra- Vice-campeã paranaense 2003, 2004, 2005, 2008. Em 2012 começou o ano com a nona colocação no Latino Americano e já está pronta para o calendário de competições. A atleta conta que as pessoas se surpreendem com a sua capacidade de manter com um corpo bem cuidado, uma mente jovem e muita disposição para treinos e competições. Segundo Pérola, o segredo está na alimentação, bom senso nos treinos e um trabalho psicológico disciplinado. Mais do que isso, a atleta diz que apesar da idade, a cada ano que passa se sente mais experiente e mais forte nos seus treinos diários. Para saber um pouco mais sobre como isso é possível, a atleta relata um pouco da sua rotina.

AI (Assessoria de Imprensa): GERALMENTE OS ATLETAS VÃO PERDENDO O RENDIMENTO COM A IDADE, O QUE VOCÊ FAZ PARA MANTER O SEU E ATÉ MESMO MELHORÁ-LO?
Pérola: Primeiro é preciso trabalhar a mente. A mente precisa acreditar que tudo é possível senão o corpo não corresponde uma vez que ele é o reflexo direto da mente. Não adianta se alimentar bem e buscar uma rotina de treinos se a pessoa não acredita que não é capaz. Para cuidar da minha mente eu medito, faço relaxamento e leio muito sobre a longevidade dos yogues.  Eu acredito que o meu rendimento é melhor hoje porque eu vejo o meu corpo corresponder conforme eu o respeito, dou a nutrição e a respiração necessária e o descanso compensador. Lido com meu corpo com muito amor, pois o considero um templo e ao mesmo tempo tenho consciência de que ele é a minha principal ferramenta de trabalho.

AI: COMO VOCÊ FAZ PARA REPOR OS GASTOS NUTRICIONAIS UMA VEZ QUE VOCÊ NÃO COME CARNES VERMELHAS?
Pérola: Eu acho que esse paradigma que atleta precisa comer carne já é ultrapassado. Não existe anemia por falta de carne e é comprovado pela ciência que isso é um mito. Tenho lido matérias sobre atletas veganos, inclusive pugilistas e triatletas que estão melhorando muito seu rendimento, principalmente depois que pararam de comer carne e passaram a se alimentar corretamente. Eu percebo que a cada dia estou menos cansada, com menos lesões e com uma melhora considerável na minha imunidade, uma vez que atleta tem quedas de imunidade com facilidade.


AI: ENTÃO O QUE NÃO PODE FALTAR NA SUA ALIMENTAÇÃO?
Pérola: Tofú, lentinha, grão de bico, folhas verdes, arroz integral, quinua, frutas, melado de cana, batata doce, azeite de oliva, linhaça, raízes, legumes, granola, etc...essas comidas que as pessoas acham absurdas fazem parte da minha vida. Eu não faço dieta de competição e nem dieta para nada. Eu tenho um estilo de alimentação realmente nutritiva.

AI: QUE RESULTADOS VOCÊ VEM OBSERVANDO COM ESSE ESTILO DE ALIMENTAÇÃO?
Pérola: Primeiro eu percebi que poderia comer sem ficar preocupada com a digestão para voltar logo para o mar e mais leve nas competições. Meu intestino é reguladíssimo e eu não tenho problemas de ter que encontrar banheiros no meio das competições como antes. Minha pele está mais resistente contra o sol. Se eu tiver que ficar períodos sem me alimentar eu agüento tranquilamente sem ficar preocupada com tonturas ou fraquezas.

AI: VOCÊ TOMA ALGUMA VITAMINA OU SUPLEMENTOS?
Pérola: Só se a minha imunidade cair, eu tomo vitamina C. A minha vitamina principal é caseira, eu mesma faço e é a primeira alimentação do dia. Eu bato no liquidificador uma folha de couve com água, melado de cana e limão. É uma receita que me dá o que preciso de Ferro, aminoácidos, vários tipos de vitaminas B, vitamina C (Limão). Eu descobri que estudos mostram que suplementos interferem pouquíssimo na performance (menos de 2%). Por muitos anos tomei suplementos acreditando que iria ter um desempenho melhor e para manter a massa corporal. Acabei com sobrecarga de fígado e não consegui o efeito desejado. Acabei descobrindo que um estilo de alimentação adequado me nutre muito mais do que uma pessoa que come carne ou que toma suplementos.


AI: POR QUE VOCÊ PRIORIZOU A ALIMENTAÇÃO NA SUA ROTINA DE TREINOS?
Pérola: Porque tive um problema que se chama Síndrome da Atleta feminino, onde parei de menstruar, fiquei propícia a lesões e meu colesterol bom ficou muito baixo por anos onde tive muita dificuldade para equilibrar. Ou eu mudava minha alimentação (que já era boa, pois sempre me alimentei bem) para uma alimentação ainda melhor ou eu parava de treinar.

AI: COMO É O SEU TREINO?
Pérola: Corro todos os dias na praia, pratico alguns respiratórios do yoga, tomo café e as sete da manhã já estou entrando no mar. Surfo no mínimo uma hora. Pratico yoga, treino algumas técnicas funcionais para prevenção de lesões e para conquistar um fortalecimento específico. Para completar faço um relaxamento diário e profundo para agüentar o resto do dia porque ainda cuido da família (filhos) e dou aulas de yoga. Durmo muito cedo, pois acordo muito cedo, sem despertador. Acordo com vontade de treinar e acho que além da minha motivação interna e o desejo de longevidade, a alimentação me dá estrutura para levantar com vigor.

AI: QUAL É O CALENDÁRIO PARA ESTE ANO?
Pérola: Estou entusiasmada com o Circuito Mate Leão (Circuito Carioca) que está oferecendo uma boa premiação e onde estarei competindo contra as melhores de Brasil e do mundo. Estou buscando o tri no catarinense e ainda tenho o sonho de fazer um pódium brasileiro. Também estou cogitando participar o Tour Nacional Feminino que é um novo circuito brasileiro, que mesmo não sendo reconhecido pela Confederação, é bem estruturado, inovador e que pretende atender melhor as necessidades das atletas brasileiras.

AI: QUANTO TEMPO VOCÊ PRETENDE COMPETIR?
Pérola: Puxa vida, não sei, ainda não programei. Na verdade eu vou observando e esperando meu corpo me dizer. Na verdade ele tem me mostrado que eu ainda vou longe!!





AI:  NA SUA OPINIÃO DE QUE FORMA UM ATLETA DEVERIA SE ALIMENTAR?
Pérola: Esse é o grande problema da humanidade. Parem já com as dietas. Isso não existe! Existe uma alimentação ideal para cada um. Um atleta precisa se alimentar mais do que a maioria. Mas, como exemplo do que eu vivi, eu rogo para que os atletas parem de consumir os sintéticos, parem de se agredir e que descubram a magia dos alimentos e como eles podem ser transmutados em energia e longevidade de forma leve e divertida. Os atletas querem resultados rápidos e então apelam para qualquer coisa. Muitos não conseguem chegar na minha idade competindo por conta das conseqüências dos seus imediatismos.

Nenhum comentário: