Decidida a descansar por seis meses das competições, a atleta Pérola de Souza conta o que realmente aconteceu para tomar essa decisão, que segundo a atleta, foi uma das mais difíceis na sua carreira. Pérola não pretende parar de competir ainda, mas revela que as competições começaram a trazer conseqüências ruins na sua vida pessoal. "Competir antes era uma brincadeira que acabou se tornando séria demais". Essa cobrança veio por conta de uma carreira excelente da atleta que continua tendo títulos importantes dentro do estado e fora dele. "Manter os títulos para garantir mais um pouco de história tem seu preço e quando eu vi já tinha negligenciado a minha saúde".
A atleta, perdeu muito peso, começou a ter quedas de imunidade, várias inícios de lesões corporais e precisou diminuir o ritmo. Pérola sempre lutou contra as consequëncias do esporte através do yoga e uma alimentação balanceada. Conseguiu uma mudança significativa já no seu primeiro mês de descanso.
"Engordei 5 kg, estou mais forte, mas ainda me dou o luxo de surfar só quando estou afim, até março do ano que vem, onde pretendo voltar com tudo..."
Enquanto se recupera, a atleta fechou uma parceria com a loja Trilha das Ondas que vem participando da sua retomada. É uma forte guinada para uma nova fase de competições em 2013.