Foto: Manoel Neto/Ipanema - PR
A atleta curitibana Pérola de Souza, bodyboarder profissional está embalada para a série de competições que se iniciam nos próximos dias. A primeira competição, BALNEÁRIO CAMBORIU CHALLENGE BODYBOARD acontecerá nos dia 14 e 15 de julho e será válida para a segunda etapa do Catarinense Profissional, onde Pérola é a terceira colocada. A atleta já tem o título de Bi-campeã Catarinense e agora busca o tri-campeonato para o currículo.
O calendário de competições segue no já no próximo final de semana após Camboriú, agora nas águas cariocas da Praia de Ipanema, mais precisamente no Posto 9, o CIRCUITO MATTE LEÃO BODYBOARD CARIOCA, nos dias 21 e 22 de julho . "A onda de Camboriú é muito parecida com a nossa aqui, precisa ser trabalhada. Já no Rio de Janeiro a onda é diferente da nossa aqui do Sul e por isso é preciso treinar muito mais a remada de entrada para não perder o tempo. Eu e meus companheiros de competição, o atleta profissional Giovane Ferreira e os atletas de categoria de base Adailton Camargo e Gabriel Fuscolin temos feito um trabalho específico pensando nas competições e em estratégias para aumentar a competitividade", relata a atleta.
O calendário de competições do Circuito Brasileiro prevê etapas somente para Agosto na Bahia, setembro na Barra do Jucu, Espírito Santo e no Guarujá, em São Paulo. A atleta pretende participar de todas as etapas dos Circuitos Catarinense, Carioca e Brasileiro uma vez que o Circuito no Paraná é amador e não oferece estrutura de premiação aos profissionais do estado.
O trabalho de preparação da Pérola, juntamente com o grupo do CTB - Centro de treinamento de bodyboarding de Ipanema - Pontal do Paraná, inclui treinos funcionais específicos com yoga e técnicas de manobras. "Treinar assiduamente com esses atletas me mostra que é possível crescer muito dentro do esporte. Porque tudo é técnica, paciência, observação e manter a energia acesa. Em grupo é mais fácil e motivante. Todos acompanham a evolução, uns dos outros e isso é que dá energia no dia a dia", diz Pérola satisfeita com o trabalho.
Com o tempo e prática, Pérola e os atletas do Centro de treinamento ficam mais atirados e corajosos. Mas é preciso fazer o corpo aguentar o impacto das manobras aéreas, assim como as longas horas no mar. Para isso, são utilizadas técnicas ensinadas pelo preparador físico Rogério Magalhães somadas as práticas de yoga que Pérola leciona diretamente para o grupo de atletas. Neste tipo de modalidade é preciso fortalecer muito o abdômen por conta das aterrizagens em cima da prancha de grandes alturas e manter a coluna e articulações preparadas para as grandes viradas de tronco que o esporte exige.
Pérola compete com o apoio da Lei de Incentivo de Curitiba, através da Smel (Secretaria Municipal do Esporte e Lazer)